22.2.10

!Siesta! sem culpa

Saiu na agência FAPESP desta semana....."Cochilo estimula aprendizagem"


" Espanhóis, mexicanos e habitantes de diversos outros países costumam tirar uma boa “siesta” logo após o almoço. Mas o hábito não ajuda apenas a descansar e a fugir do calor do meio do dia. Cochilar também estimula a aprendizagem, segundo indica um novo estudo.
A pesquisa, feita por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, foi apresentada neste domingo (21/2) na reunião anual da American Association of the Advancement of Science (AAAS), em San Diego, nos Estados Unidos.
De acordo com o trabalho, uma hora de cochilo durante o dia é capaz de restaurar e até mesmo de ampliar os processos cognitivos. Por outro lado, quanto mais horas um indivíduo permanecer acordado, mais “preguiçoso” se torna o seu cérebro – perder uma noite de sono derrubaria a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%.
“O sono não apenas corrige os prejuízos decorrentes de longos períodos de privação do sono, mas, em nível neurocognitivo, leva a aprendizagem para além de onde estava antes da soneca”, disse Matthew Walker, um dos autores da pesquisa.
Os pesquisadores examinaram 39 adultos jovens, divididos em dois grupos, um dos quais cochilava à tarde. Ao meio dia, todos os participantes foram submetidos a rigorosos exercícios de aprendizagem com o objetivo de estimular o hipocampo, região do cérebro que atua no armazenamento de memórias. Os resultados dos dois grupos foram equivalentes.
Às 14h, o primeiro grupo começou um período de sono médio de 90 minutos, enquanto o outro permaneceu acordado. Às 18h, os dois grupos foram submetidos a nova rodada de exercícios. O grupo que ficou desperto teve rendimento pior em relação à rodada anterior, enquanto que aqueles que cochilaram não apenas foram melhor como apresentaram ganhos na capacidade de aprendizagem.
Segundo os pesquisadores, os resultados reforçam a hipótese de que o sono é necessário para “limpar” a memória de curto prazo, de modo a liberar espaço para novas informações. De acordo com o estudo, tais memórias são armazenadas inicialmente no hipocampo antes de serem enviadas ao córtex pré-frontal, que tem mais espaço de armazenamento.
“É como se a caixa de entrada de e-mails estivesse cheia e, até que seja limpa, por meio do sono, não será possível receber mais mensagens”, disse Walker.
Segundo os autores do estudo, esse processo de atualização ocorre na fase 2 do sono não REM (sigla para “movimentos oculares rápidos”), que se encontra entre o sono profundo (não REM) e o estado em que os sonhos ocorrem (REM).
Os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley pretendem investigar se a redução de sono experimentada à medida que as pessoas envelhecem está relacionada à diminuição na capacidade de aprendizagem com a idade." (fonte: http://www.agencia.fapesp.br/materia/11789/cochilo-estimula-aprendizagem.htm"

2 comentários:

  1. Gente, até então sabia que nossa siesta deveria durara no máximo 45'...tinha até o prof. Pier Luigi Piazzi que comenta em um de seus livros que dormir antes de estudar um conteúdo visto naquele dia de aula, nos faria perder parte das infs...Que repliquem os dados para vermos as cenas dos próximos capítulos.

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  2. Ah, mas eu sempre senti isso na pele...sou notívaga e acordar cedo prá ir prá escola sempre, sempre foi um tormento (confundido com preguiça)! Meu rendimento e meu nível de atenção são incomparavelmente melhores à partir das 18, 19 horas. Atualmente, trabalho em casa (oba, durmo no emprego!!)e me divirto trabalhando até 2, 3 4 da manhã e indo dormir quando muita gente está levantando prá sair para trabalhar!
    Acho que está na hora de mexermos nos horários de entrada das escolas, se elas adotassem o sistema de período integral... quem sabe, um dia?!

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